CONSULTA DE ACONSELHAMENTO PARENTAL

A consulta de Aconselhamento Parental destina-se a pais e encarregados de educação que procuram um espaço de reflexão onde possam encontrar novas estratégias parentais , em conjunto com o psicólogo, aspectos do relacionamento com os seus filhos/educandos.
Esta consulta tem como objectivo promover a melhoria da relação pais/filhos, num ambiente de apoio aos pais no seu papel de educadores e de esclarecimento de dúvidas. 

O Aconselhamento Parental é uma consulta pontual, não tendo uma obrigação de regularidade.
Os comportamentos das crianças levantam muitas vezes dificuldades e dúvidas o que constitui muitas vezes factores de dificuldades acrescidas para os pais: isso requer muitas vezes conhecimentos mais especializados de um psicólogo especializado em psicologia infantil e desenvolvimento psicológico.
Uma intervenção especializada na infância pode significar uma adolescência tranquila possibilitando as bases seguras para um desenvolvimento menos conflituoso. 


Esta consulta permite fornecer aos Pais ferramentas para reflexão da sua actuação enquanto Pais e aconselhar com base na Parentalidade Consciente.

Não sabe como lidar com o seu filho?
Por vezes, no desempenho do papel educativo mães, pais e outros prestadores de cuidados sentem dúvidas, sentimentos de desespero e de impotência acerca da melhor ou mais eficaz forma lidar com atitudes, comportamentos e reacções das crianças e/ou dos adolescentes com quem lidam diariamente.
Na Consulta da Parentalidade, podem tornar-se mais eficientes no seu papel, enquanto prestadores de cuidados, e trabalhar estratégias para os desafios que as suas crianças e/ou adolescentes lhes colocam diariamente.Os motivos que levam os Pais à Consulta da Parentalidade são:
-Comportamentos de oposição
-Desobediência no contexto familiar e/ou escolar
-Dificuldades no desempenho escolar
-Alterações de comportamento
-Mentiras
-Birras
-Agressividade
-Abuso de substâncias (álcool e drogas) e comportamentos de risco