Traumas/Medos/Fobias
FOBIAS
«O paradoxo curioso é que quando eu me aceito como eu sou, então eu mudo.»
Carl Rogers
"Estamos num estado de Fobia ou de Pânico quando a Ansiedade sentida é excessiva em relação ao perigo real de determinada experiênci
As Fobias são estados mentais e físicos causados pelo medo que temos de determinada experiência ou exposição. Dizemos que estamos num estado Fóbico ou de Pânico quando a Ansiedade sentida é excessiva em relação ao perigo real que determinada experiência ou exposição representa.
As Fobias não se tratam com medicamentos, tratam-se com psicoterapia.
Causas das Fobias
As Fobias ou Medos inconscientes são processos mentais errados que a nossa mente desenvolve a partir de uma experiência traumática passada.
Sintomas mais frequentes das Fobias
Perante a exposição ou pelo mero pensamento sobre o estímulo Fóbico, é frequente existir:
Medo Extremo
Sintomas da ansiedade
Incapacidade de se manter na presença do estímulo agressor
Aversão, repulsa
Necessidade irracional de fuga
TRATAMENTO DAS FOBIAS
Raramente são conhecidos os eventos traumáticos causadores das fobias específicas. Todavia, o modelo psicoterapêutico é composto por técnicas terapêuticas que podem ajudar o paciente a eliminar medos, mesmo que a sua origem seja desconhecida, tais como os medos provocados nos primeiros anos de vida. "
TRAUMA
Felizmente, nunca passei por um trauma... Ou será que sim?
Os motivos pelos quais algumas pessoas reagem com sintomatologia traumática a uma dada situação que pouco ou nada afecta outras pessoas permanecem ainda largamente desconhecidos, bem como as razões para que uma situação chocante possa ter pouco impacto na vida de uma determinada pessoa que, no entanto, vai reagir de uma forma inesperadamente emocional a uma outra situação aparentemente pouco importante. Além disso, torna-se difícil que a maioria das pessoas consiga identificar que a forma como tem vindo a reagir emocionalmente se relaciona com um determinado acontecimento, porque, por vezes, as reacções emocionais (e mesmo físicas) são graduais e subtis, podendo ter início muito após a ocorrência da situação que esteve na sua origem - nalguns casos, anos. Não é de admirar, pois, que a maior parte dos nossos clientes que sofrem as consequências de uma reacção a stress traumático desconheçam e se surpreendam quando se apercebem da origem daquilo que têm vindo a sentir e pensar, e da forma como se têm comportado ao longo do tempo.
- Violência doméstica
- Violação e abusos sexual
- Acidentes de viação
- Crime violento
- Assalto ou roubo
- Perda traumática de emprego
- Morte de familiares
- Interrupção involuntária de gravidez
- Car jacking
- Bullying
- Rupturas emocionais e divórcio traumáticos
- Procedimentos médicos invasivos e cirurgias
- Doença crónica
- Traumas relacionais